Vimos que a sociedade tem buscado ser mais permeável e flexível às diferenças individuais, incluindo as pessoas com deficiência. Ao longo do processo histórico se pode constatar que a atenção da sociedade em relação a essas pessoas é marcada pelas fases da exclusão, segregação institucional, integração e inclusão, isso porque as mudanças significativas nas normas e nos padrões de conduta, nos seus critérios de seleção e nas condições para o acesso às oportunidades sociais, permanecem condicionados à submissão de uma norma padrão preestabelecida, que tem se perpetuado através de muitos fatores, principalmente o da Educação.
A partir da leitura do livro da disciplina, identifique e explique as principais características da concepção de integração social e da concepção de inclusão social. Em seguida, responda:
1 - Qual é a função da escola e dos professores nestas duas concepções teóricas?
2 - Na escola em que você trabalha ou conhece em sua região, os profissionais que nela atuam promovem práticas pedagógicas integradoras ou práticas pedagógicas inclusivas? Descreva um exemplo da atuação que você identificou nessa escola.
Para responder o que está sendo pedido, você deve produzir um texto entre 800 e 1200 caracteres (entre 10 e 15 linhas). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina e em pesquisas sobre o assunto. Lembre-se que não são aceitas cópias, nem do livro, nem da internet. Assim, você deve fazer as referências corretamente aos textos que utilizou para fundamentar seu texto.
Respostas
Resposta:
1- Qual é a função da escola e dos professores nestas duas concepções teóricas?
Esta mudança na concepção dos professores hoje esta quebrando o paradigma na educação que, pelo menos teoricamente, implica ter em conta as peculiaridades de cada aluno, e as suas necessidades, pelo respeito pelas suas diferenças constitui o princípio básico para a inclusão social a partir do sistema educativo, não só do coletivo de alunos com deficiência, mas também de qualquer variedade sociocultural. Atualmente, e a nível mundial, a teoria e a prática da atenção educativa à diversidade deslocaram-se de um enfoque de integração para um de inclusão educativa, onde o aluno não percebe sua deficiência, de modo a ser tratado com igualdade. Contudo para entender as diferenças entre integração e inclusão deve deixar claro que nas sociedades desenvolvidas e nas suas comunidades educativas, nos últimos anos, estendeu-se uma visão de integração social que, em conjunto com as leis introduzidas, configura um novo modelo educativo de atenção à diversidade. O professor com o seu papel de educador é um fator de coesão social transformando as diversidades num fator positivo de entendimento entre os indivíduos e os grupos sociais e, ao mesmo tempo, as pessoas evitam ser (ela própria) um fator de exclusão social.
Explicação:
Resposta:
A concepção de integração social consiste no processo de introduzir os indivíduos em um grupo social e da concepção de inclusão social é o conjunto de medidas direcionadas a indivíduos excluídos do meio social, o objetivo dessas ações é possibilitar que todos os cidadãos tenham oportunidades de acesso a bens e serviços, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros. 1) Os professores teoricamente, são o elo entre a criança e o conhecimento, porém este elo vai muito mais além do conhecimento pois muitas vezes os pais só ficam sabendo das dificuldades dos filhos através da percepção dos professores em sala de aula, através dos seus olhares atentos, contando com as peculiaridades e necessidades de cada aluno, à escola cabe estar preparada para receber estes alunos e com a ajuda do professor identificar os materiais necessários para prover com que os momentos em que o aluno esteja na escola seja de ganho do educando para a inclusão social. 2) Na escola que estagiei a professora de educação física, tinha práticas pedagógicas inclusivas, pois ela conseguia através de suas aulas perceber o quanto a criança se desenvolvia fisicamente como em sociedade, ela tratava todos com respeito e cobrava que dentro de suas limitações eles pudessem fazer o melhor deles, e ela os elogiava, sendo nítido a evolução deles e eles sentiam muito respeito por ela.
Explicação: