Respostas
Resposta:
Pois há risco de coagulação do sangue, pela incompatibilidade do sistema de grupo sanguíneo existente no organismo: o ABO
outro fato é a identificação do fator Rh. Cerca de 85% das pessoas possuem o fator Rh nas hemácias, sendo por isso chamados de Rh+ (Rh positivos). Os 15% restantes que não o possuem são chamados de Rh- (Rh negativos)3. É importante conhecer o tipo sanguíneo em relação ao sistema Rh, pois isso evita reações de incompatibilidade numa transfusão de sangue.
Explicação:
Os tipos sanguíneo são classificados a partir da sua aglutinina e do seu aglutinogênio, ou seja, cada sangue tem uma característica específica e um anti corpo. Se o sangue for do tipo A, seu aglutinogênio será A e terá anti corpo B, se B terá aglutinogênio B e anti corpos contra o tipo A. Se for AB terá os dois aglutinogênio e não terá anti corpo ( receptor universal).
Se for do tipo O, ela terá ausência de aglutinogênio e os dois tipos de anti corpo. Isso significa que se um sangue for transferido para uma pessoa com um sangue que tem o tipo de anti corpo específico o sangue coagulara e poderá até levar uma pessoa a morte.