Respostas
Resposta:
A Geopolítica pode ser definida como o ramo da geografia que interpreta os fenômenos históricos, econômicos e políticos dos países e seus reflexos no cenário mundial. Ela tem o objetivo de interpretar a realidade global e envolve o estudo de guerras, conflitos, disputas ideológicas e territoriais, questões políticas, acordos.
A geopolítica pode ser considerada uma ciência intimamente relacionada com o saber estratégico, ou seja, quando um Estado-nação se propõe a conhecer um determinado território que considera fundamental para a afirmação dos seus interesses soberanos.
A expressão “geopolítica” foi elaborada pelo cientista político Rudolf Kjellén, logo no início do século XX. Adepto das teorias do alemão Friedrich Ratzel, Kjellén definiu este novo conceito através da relação entre os fatos políticos de um determinado local com seus espaços geográficos.
A geopolítica consiste nas ligações e estratégias internacionais dos estados, isto é, o poder entre os países de acordo com suas conjunturas e soberanias. Pode ser vista como uma estratégia usada por cada país na tentativa de alcançar o máximo nível de poder, ampliação territorial e crescimento da sua economia.
Explicação: