Os filósofos contratualistas denominaram o estado que precede a vida em sociedade de estado de natureza. Nesse estado ,todos os seres humanos são livres e a única lei existente é a do direito natural. No caso de um filósofo inglês, para quem o ser humano representa uma guerra constante de todos contra todos. Isso o levou a afirmar que “o homem é o lobo do homem “. Trata-se do pensamento do filósofo inglês : *
A)Jean- Jacques Rousseau
B)John Locke
C)Thomas Hobbes
D)Montesquieu
E)Aristóteles.
Respostas
Resposta:
respostas letra C
Explicação:
O filósofo e teórico político inglês era um monarquista convicto. Em defesa à monarquia em um período de crise política na Inglaterra, ele publicou o seu mais conhecido livro: Leviatã, ou Matéria, forma e poder em um Estado eclesiástico e civil. A palavra leviatã designa uma criatura marinha do imaginário antigo (descrita inclusive em passagens do Antigo Testamento) que seria um monstro gigantesco protetor dos peixes e animais marinhos menores. Isso tem a ver com o modo como Hobbes concebia a sociedade e o Estado: um monstro violento e gigantesco que existia para proteger os cidadãos.
A concepção de Estado, para Hobbes, é pautada na ideia de que deve haver uma forte concentração de poder estatal a fim de tornar o convívio suportável. Isso seria necessário porque o ser humano em seus estado de natureza era, segundo Hobbes, violento e cruel, sendo o ser humano natural uma espécie de lobo do próprio homem.
Os impulsos de violência do ser humano em seu estado natural levavam-no à convivência difícil regida pelo medo, pela desconfiança e pelo caos. O Estado seria a criação necessária para controlar esse modo de vida caótico por meio da força e da concentração da violência.
espero ter ajudado
10 pontos
as mudanças de regime político.
uma rede de dispositivos ou mecanismos de poder que se encontra em toda sociedade.
forma de repressiva da dominação capitalista
o Estado como instância de segurança social
o espetáculo nas punições durante o Antigo Regime.