QUESTÃO 07 - - "Cabo de enxada, grossas as mãos... Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada de sol a sol, nos campos e nos currais... Ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí, e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa." (Mário Palmério, VILA DOS CONFINS, p.62)No texto anterior, o escritor Mario de Palmério, faz alusões a práticas eleitorais frequentes no sistema político brasileiro, revelando a força e o poder dos "coronéis". Com relação ao exposto, é INCORRETO afirmar: *
a) O sistema eleitoral da República Velha, era baseado no voto aberto, isto é, os eleitores tinham que declarar publicamente o candidato de sua preferência.
b) A procedência do voto podia ser identificada e causar sérios problemas para o eleitor que não votasse nos candidatos apoiados pelos grandes fazendeiros, mais conhecidos como coronéis.
c) Em troca de "favores" concedidos, os "coronéis" exigiam que as pessoas votassem nos candidatos políticos por eles indicados.
d) A Comissão Verificadora das eleições foi instituída pelo Congresso Nacional, com a tarefa de reconhecer a validade dos resultados das eleições, caracterizando, assim, uma justiça eleitoral idônea e independente.
e) Cumprindo ordens dos coronéis, os seus jagunços usavam ameaças e controlavam o voto de cada eleitor, caracterizando-se assim o "voto de cabresto".
Respostas
respondido por:
1
tem como resumir sua pergunta pfv
asdfsd:
Já está resumida...
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás