faça um comentário sobre as teorias de Santo Agostinho, René Descartes e Maquiavel em relação a natureza humana
Respostas
Resposta:
A natureza humana é um típico problema filosófico. A história da filosofia está permeada de propostas acerca deste tema. Muitos filósofos, educadores, intelectuais e governos baseiam suas obras e projetos em torno de uma determinada ideia sobre o que é o homem. O próprio senso comum tem uma certa ideia sobre isso, que varia de acordo com a região do mundo, cultura, religião e momento histórico. Sem uma ideia unívoca sobre o homem, estaremos sempre elaborando teorias, políticas e projetos falhos.
Explicação:
“Conhece-te a ti mesmo”. Esta era a inscrição na entrada do oráculo de Delfos e também umas das principais mensagens dos diálogos platônicos. Para Sócrates, este conhecimento seria de tamanho valor que valeria a pena dedicar toda sua vida à filosofia.
O fato desconcertante é que, até hoje, não existe uma concepção estabelecida. Não sabemos se possuímos bondade intrínseca ou, sem a correta orientação, nos tornamos cruéis e perversos. Abandonamos a recomendação do oráculo de Delfos — e de vários filósofos da antiguidade — e nos lançamos à investigação do mundo antes de sabermos quem somos. Após séculos de guerras e crueldade, Sócrates, o grande herói dos diálogos platônicos, parece fazer mais sentido.