“O currículo é considerado um artefato social e cultural. O currículo transmite visões sociais particulares e interessadas, o currículo produz identidades individuais e sociais particulares” (MOREIRA e SILVA, 2001, p.7). Partindo da citação dos autores e de seus estudos da disciplina, pode-se definir o currículo contemporâneo como:
Respostas
Resposta:
B) Uma criação do homem voltada para a condução das práticas pedagógicas na escola, que traz consigo visões de mundo que se adaptam às características de cada época histórica.
Explicação:
Resposta: Alternativa B
Uma criação do homem voltada para a condução das práticas pedagógicas na escola, que traz consigo visões de mundo que se adaptam às características de cada época histórica.
Explicação: O currículo é uma produção humana, que se estabelece a partir das interações sociais e culturais existentes, dessa forma, carrega consigo visões e interesses que podem se associar às ideologias dominantes em cada época histórica. A BNCC representa hoje a prescrição curricular do Ministério da Educação, porém este não se resume a ela, vai além do somatório das disciplinas e seus conteúdos e das competências que são objeto da aprendizagem. O currículo também envolve as aprendizagens que são propiciadas a partir das interações com os sujeitos que circulam na escola, membros da comunidade escolar, o que costuma ser entendido como o currículo oculto.