Em camundongos, foi descoberto um mutante de cauda curta. Quando este mutante foi cruzado com um camundongo normal de cauda longa, foram gerados 5 filhotes de cauda curta e 4 de cauda longa. Foram selecionados e cruzados dois camundongos de cauda curta da geração F1, que produziram 12 camundongos de cauda curta e 6 de cauda longa. Esses experimentos foram repetidos 3 vezes, tendo sido obtidos resultado similares. Formule uma hipótese sobre o modo de herança dessa característica e represente esses cruzamentos.
Respostas
Resposta:
Pela quantidade de descendentes com cauda curta ter sido maior do que os com cauda longa, sendo que o de cauda curta era mutante Aa e o de causa longa aa, podemos afirmar que o gene que caracteriza a cauda curta é o dominante e o que caracteriza a cauda longa é o recessivo.
Portanto, na primeira geração, tínhamos 50% de chance dos filhotes nascerem de cauda longa ou curta.
Já quando fizeram o cruzamento dessa primeira geração, apenas com camundongos cauda curta, de genótipo obrigatoriamente Aa, devido a herança dos pais, obtivemos novamente mais caudas curtas do que longas
Isso se deu pois a probabilidade de se ter caudas longas era de 25% quando realizamos o cruzamento de acordo com a tabela de Mendel, e a probabilidade de se ter os de causa curta era de 75%.