Respostas
1. Abcesso
O abcesso é uma coleção de material purulento (pus) que normalmente se forma devido a uma infecção por bactéria. Ele pode aparecer também em outros problemas de pele ou doenças, como a foliculite dissecante, apresentando-se como uma protuberância arredondada com a pele vermelha em volta em qualquer superfície da região.
2. Afagia
A afagia é considerada a impossibilidade de deglutir, isto é, engolir alimentos, bebidas ou a própria saliva. Geralmente, a pessoa começa com a disfagia (dificuldade de engolir) e, se medidas não forem tomadas, a condição evolui para a afagia.
3. Bradipneia
A bradipneia é uma condição em que o paciente apresenta uma respiração lenta e está diretamente relacionada a problemas pulmonares. A frequência da respiração dependerá da idade e dos demais problemas de saúde que o paciente tem. Ou seja, em idosos e crianças, a bradipneia deve ser monitorada cuidadosamente devido à fragilidade do sistema pulmonar nessas populações.
4. Cefaleia
Cefaleia é o termo técnico usado para a dor de cabeça, referindo-se a variados tipos ou intensidades do incômodo em qualquer parte da cabeça. A cefaleia pode ser primária, quando não há doenças ou transtornos que causam o problema, ou secundária, se a dor for provocada por outro problema de saúde.
5. Dermatose
Trata-se de uma reação alérgica que se desenvolve na pele de forma crônica. A alergia pode surgir como bolhas, coceira, inflamação e descamação.
6. Diurese
O termo diurese significa a quantidade de urina produzida pelos rins e é um ótimo marcador da função renal do paciente. Dessa forma, além da quantidade da diurese mensurada diariamente, a equipe de enfermagem deve avaliar também a coloração e o odor.
7. Edema
Esse é um dos termos técnicos de enfermagem que remetem ao inchaço e diz respeito ao acúmulo de líquidos nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo. O edema pode ser localizado, caso se limite a uma região do corpo, ou generalizado, quando está presente no corpo todo.
8. Equimose
É um termo de enfermagem relacionado ao extravasamento de sangue, causando manchas avermelhadas na pele. Muitos clínicos o consideram como sinônimo de hematoma, mas existem diferenças importantes.
9. Fissura
A fissura é uma pequena abertura do tipo fenda que pode ocorrer em diversas partes do organismo — normalmente em lugares em que a força do paciente contribui para esse desenvolvimento.
10. Hematoma
O hematoma acontece quando o sangue deixa o interior dos vasos sanguíneos e se acumula em algum órgão ou tecido do corpo. Por estar fora dos vasos, o sangue deixa de exercer a sua função e pode até causar problemas para os órgãos subjacentes.
11. Isquemia
A isquemia acontece quando há falta de sangue em uma determinada região, proporcionando alterações significativas no órgão afetado. As principais causas de isquemia são a obstrução dos vasos sanguíneos ou o aumento da viscosidade do sangue.
12. Necrose
O termo é usado para designar um conjunto de alterações morfológicas em células e tecidos que morreram. No local da necrose, há também a inflamação causada pelo extravasamento de enzimas do interior da célula para o meio extracelular.
13. Prurido
Esse é o termo técnico para coceira, definido como sintoma de outra condição (e não como uma doença em si). O prurido pode causar escoriações e lesões na pele, que, por sua vez, levam a inflamações, degradação cutânea e infecção secundária.
14. Taquipneia
Trata-se do termo utilizado para denominar a aceleração do ritmo respiratório de uma pessoa. Em um adulto normal, a frequência respiratória varia entre 12 e 18 respirações por minuto.
15. Vertigem
A vertigem é um tipo de tontura que diz respeito a uma falsa sensação de movimento. A pessoa permanece parada, mas sente que o seu próprio corpo ou o ambiente à sua volta está se movendo, girando.