Nesse cenário de mudanças, em que a interação entre autoridade (cargo) e saber (domínio de conhecimento) é uma constante, surgiram organizações cuja estrutura de decisão e de operacionalização compõe-se de equipes multidisciplinares – as EQUIPES INOVADORAS. O que se percebe, nessas conjunturas, é que os sistemas mecanicistas tayloristas estão cedendo espaço para uma nova dinâmica, isto é, para modelos administrativos “antropológicos”.
Fonte: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Com base nos estudos realizado, assinale a alternativa que aponta corretamente como o sistema de autoridade de uma organização pode ser definido nessa nova dinâmica, citada no texto acima:
Nota: 10.0
A
Equivalente ao conhecimento tácito.
B
É um sistema de treinamento.
C
É o mesmo que linha de montagem.
D
É aquele advindo da estrutura formal, do organograma e dos cargos.
E
É aquele em que se consideram os processos de delegar, estabelecer o empowerment e mudar estilos de organização.
Respostas
Resposta:
Letra E. É aquele em que se consideram os processos de delegar, estabelecer o empowerment e mudar estilos de organização.
Explicação:
A alternativa correta é a letra E, pois no contexto atual da autoridade, devemos considerar os processos de delegar a autoridade; estabelecer o empowerment; mudar estilos de organização e trabalhar com equipes inovadoras e também com pautas atuais.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 200.
A alternativa correta sobre novos modelos administrativos é a E.
Os antigos modelos da Revolução Industrial já não se aplicam à indústria moderna, por isso novas formas de administrar estão surgindo.
Os processos de delegação de responsabilidade e empoderamento dos funcionários tem tido destaque ao modificar os estilos de organização dentro de empresas, pois permitem maior autonomia e entregam melhores resultados.