Acerca das contribuições da psicologia nas emergências e desastres, julgue os itens a seguir.
I. A importância da Psicologia em Situações de Emergências e Desastres é bem pontual, cabendo ao psicólogo uma atuação voltada apenas durante o desastre.
II. A atuação do psicólogo será feita nas três fases: no pré-desastre, durante o desastre e no pós-desastre. É por meio da percepção dos comportamentos dos indivíduos em todas as etapas do desastre que as intervenções da Psicologia devem ser desenvolvidas.
III. O psicólogo poderá atuar direta ou indiretamente; diretamente em relação ao atendimento às vítimas; indiretamente, participando na capacitação e no preparo psicológico das equipes.
IV. A Psicologia das emergências e desastres busca estudar as reações dos indivíduos e dos grupos humanos no antes, durante e depois da situação de emergência ou desastre, bem como implementa estratégias de intervenção psicossocial orientadas à mitigação e preparação da população.
É correto o que está contido em:
d) III.
a) I, II, III e IV.
b) II, III e IV.
c) IV.
e) I, III e IV.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
II, III e IV
Explicação:
A Psicologia em Situações de Emergências e Desastres está associada ao objetivo de estudo de grupos humanos de forma a compreender as reações desenvolvidas por eles durante desastres, antes, durante e depois dos eventos.
Trata-se de uma área da Psicologia que busca compreender o desenvolvimento de reações e motivações, associadas a momentos extremos, assim buscam preparar e intervir positivamente nestes processos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás