1. Quando sintonizamos a televisão ou o rádio a uma programação, na verdade o que estamos fazendo?
Respostas
Resposta: Nos estudos sobre a Lei de Faraday, vimos que a variação do fluxo do campo magnético faz surgir, em um circuito elétrico, uma corrente elétrica induzida. Desse modo, viu-se que, através do fenômeno da indução eletromagnética, era possível transmitir um sinal de um lugar para outro, através de um campo eletromagnético dependente do tempo.
Em relação às propriedades das ondas eletromagnéticas, podemos dizer que elas são originadas por cargas elétricas aceleradas. Elas são ondas transversais, pois seus campos elétricos e magnéticos variam perpendicularmente à direção de sua propagação. Outra característica muito importante sobre as ondas eletromagnéticas é que elas não necessitam de um meio de propagação. Essa característica permite que elas sejam usadas nas transmissões de rádio e televisão.
Ao observarmos o espectro eletromagnético, veremos que as ondas eletromagnéticas que possuem frequência na faixa de 104 Hz a 1011 Hz são usadas em comunicações sem fio. Em virtude da difração, ou seja, em razão do desvio sofrido pelas ondas eletromagnéticas, as ondas com comprimentos de onda mais longos seguem o solo durante seu percurso, e, portanto, são recebidas pelos receptores que se encontram a milhares de quilômetros da fonte emissora.
Mas as ondas com comprimentos de onda mais curtos, ou seja, com maior frequência, tendem a caminhar em linha reta, à medida que os efeitos da difração diminuem. Nesse caso, o receptor só captará o sinal se estiver na linha de onda emitida.
Explicação: