C) Dança contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século
XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental.
A partir da década de 1960, surge a dança contemporânea. Explique o que foi a dança
contemporânea?
Respostas
Resposta:
• Significado: é um tipo de dança que não se limita a uma linguagem específica, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances. Por esta razão, é considerada uma dança abstrata e em constante transformação.
• Data: o contemporâneo está presente na história a muitos séculos e vinha se desenrolando até chegar nos dias atuais. Na idade média, por exemplo, a Peste Negra agoniava as pessoas e elas dançavam até morrer (a dança não era comparada a ritmo nenhuma mas hoje sabemos que era contemporâneo). Só foi ser chamado de contemporâneo na década de 1950, como uma forma de rompimento com a cultura clássica. Na década de 80 desenvolveu uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet, jazz e ao hip hop.
Parte importante para o processo criativo na dança é o corpo humano. Sua anatomia ganha uma importância para a coreografia, pois possibilita que o bailarino tenha uma melhor conscientização dos seus movimentos.
• Contemporâneo no BR: Klauss e sua mulher Angel foram pioneiros na pesquisa e desenvolvimento da técnica, criada com o objetivo de proporcionar a consciência corporal dos seus praticantes, trabalhando corpo e mente, além da manutenção de sua saúde.
• Fundaram o Balé Klauss Vianna em 1959, que rompeu com a estética clássica. Mudaram para Salvador em 1962, para lecionar na UFBA, e em 1965 foram para o Rio de Janeiro, onde passaram a desenvolver profundamente o seu trabalho.
• Ele também foi o primeiro bailarino a utilizar o termo “expressão corporal” no Brasil