A transição demográfica no Brasil é marcada pela transformação do chamado “país do futuro” até meados da década de 1970, com uma população predominantemente jovem, em um país com maior controle de natalidade, com maior acesso à serviços saúde e sociais, dentre outros fatores que transformaram a estrutura socioeconômica e as características epidemiológicas e demográficas. Essas mudanças ocasionaram queda da taxa de fecundidade no Brasil. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. O êxodo rural acentuado e a urbanização são fatores significativos que contribuem para a queda do número de filhos por mulher no Brasil. II. A disseminação do uso de métodos contraceptivos (pílula, camisinha, diafragma e outros) é um fator importante para o decréscimo da taxa de fecundidade. III. Os gastos com a criação dos filhos, cada vez mais elevados, especialmente com escolas, creches, saúde, lazer e outros são elementos que cooperam para o declínio da taxa de fecundidade brasileira. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Escolha uma: a. II e III, apenas. b. I, II e III. c. I e III. d. I e II, apenas. e. I, apenas
Respostas
Resposta;
I, II e III. Correto
Explicação:
A alternativa correta sobre a transição demográfica, no caso brasileiro, é: "b. I, II e III.".
Para isso, é preciso compreender de que maneira a transição demográfica apresenta relação com os temas do êxodo rural, dos métodos contraceptivos e da criação dos filhos.
A transição demográfica
Dentro do contexto brasileiro, o êxodo rural, consolidado a partir dos anos de 1970, é fator importante para compreender a queda da taxa de crescimento populacional do país, assim como a disseminação dos métodos contraceptivos.
Além disso, a elevação do custo de vida gera consequências para a demografia do Brasil, com a elevação do gasto para a criação dos filhos, desestimulando o nascimento de crianças.
Para mais sobre transição demográfica, leia: https://brainly.com.br/tarefa/1693547
#SPJ2