Respostas
Resposta:
1) Nas práticas esportivas de skate e escalada são desenvolvidas as capacidades físicas de força, resistência, velocidade, flexibilidade, agilidade e equilíbrio e as habilidades físicas de queda, passadas e saltos coordenados com skate, destreza tátil, coordenação motora específica. A prática de exercício físico, em geral, traz diversos benefícios físicos e mentais. Especificamente a estes esportes temos o condicionamento físico aprimorado, melhora do sistema cardiovascular, além do aumento da concentração, alívio do estresse e ajudando na prevenção de alterações mentais (por exemplo, depressão e ansiedade), assim como a felicidade e o sentimento de realização a cada manobra ou tática desenvolvida de forma correta.
2) Para a prática esportiva do skate é importante o desenvolvimento da musculatura do Core para o equilíbrio do esportista, o uso de equipamentos de segurança e o desenvolvimento da função cardiorrespiratória, que é um alicerce nesta modalidade.
3) No skate, as quedas são constantes. Justamente por ser uma habilidade necessária ao esporte, o uso dos equipamentos de segurança são essenciais, principalmente pela prática ocorrer em ambientes rígidos. São os equipamentos mais usados os capacetes, as joelheiras e as cotoveleiras. Na escalada, além de equipamentos básicos (capacete e sapatilha), são importantes as cordas, a cadeirinha, os freios e os mosquetões, para evitar um queda fatal.
Explicação:
Capacidades Físicas:
São qualidades motoras que podem desenvolvidas e aprimoradas com o treinamento físico, como força, resistência, velocidade, flexibilidade, que são capacidades básicas. As capacidades físicas podem variar de autor para autor.
Habilidades físicas:
São movimentos que agrupados corretamente desempenham uma função, como correr, andar e saltar.
Apesar de diferentes, as habilidades e capacidades estão conectadas entre si.
Musculatura do Core:
É o complexo de músculos da região lombo-pélvico-quadril, ou seja, envolve as áreas do abdômen, glúteos e costas.