Respostas
Resposta:
Vocês sabem quando foi que o Brasil passou a adotar o voto secreto? E como o país passou a usar urnas eletrônicas, já pensaram nisso? Para saber as respostas, é só conferir essa linha do tempo que o Blog Sapi preparou para facilitar os estudos do edital de História do Brasil do CACD!
Vamos lá?
1889 – A chamada República Velha, ou Primeira República, é marcada pelo voto de cabresto e pela política dos governadores, onde as oligarquias alfandegárias dominavam a política. Foi só com as instabilidades na Política do café com leite e com a consequente Revolução de 1930 que a República passou a ter um sistema eleitoral um pouco mais legítimo.
1932 – Devido às críticas às fraudes eleitorais, uma das primeiras medidas do governo após a Revolução de 1930 foi instituir o Código Eleitoral de 1932, que definiu o voto secreto para dar um pouco mais de segurança para os eleitores. Nesse mesmo código, as mulheres passaram a poder votar, tornando o sistema eleitoral brasileiro bastante moderno para sua época. O Artigo 2º do código afirma que: “É eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, alistado na forma deste Código”. No entanto, mendigos, analfabetos e praças militares continuam sem poder votar.