Leia o trecho a seguir e responda.
A campanha pela anistia ampla, geral e irrestrita, que teve seus momentos mais intensos em 1978 e 1979, foi um dos momentos mais significativos da luta pela democracia e contra a ditadura, fruto de uma frente política e social que mobilizou o conjunto dos movimentos sociais e dos setores da oposição. Por seu caráter humanitário e político, sensibilizou amplamente a população e teve repercussão internacional.
UMA GRANDE vitória da democracia. A luta pela anistia (1975-1979).
Memorial da democracia. Disponível em: . Acesso em: 6 fev. 2020.
Qual era o objetivo da campanha pela anistia?
Respostas
Resposta:
No Brasil e no exterior foram formados comitês que reuniam filhos, mães, esposas e amigos de presos políticos para defender uma anistia ampla, geral e irrestrita a todos os brasileiros exilados no período da repressão política. A Lei da anistia surgiu no Brasil durante o período da ditadura militar que compreende 1964-1985, mais especificamente no governo do General Figueiredo, e o objetivo dela era conceder perdão político a todos os exilados e presos durante esse regime, e também à aqueles que sofreram restrições em seus direitos políticos quando a ditadura passou a vigorar. O movimento da anistia iniciou com a advogada Therezinha Zerbini que criou o movimento feminino pela anistia e ganhou força com as pressões populares. Com a Anistia vários exilados retornaram ao Brasil, dentre eles alguns esquerdistas como Brizola e Luiz Carlos Prestes.
Explicação:
A campanha pela anistia ampla, geral e irrestrita, que teve seus momentos mais intensos em 1978 e 1979, foi um dos momentos mais significativos da luta pela democracia e contra a ditadura, fruto de uma frente política e social que mobilizou o conjunto dos movimentos sociais e dos setores da oposição. Por seu caráter humanitário e político, sensibilizou amplamente a população e teve repercussão internacional. Mesmo sem ter alcançado totalmente seus objetivos, a votação da Lei da Anistia, em agosto de 1979, representou uma grande vitória das forças democráticas sobre o regime.