1. O surgimento de um espaço para a versão dos derrotados é uma mudança historiográfica que trouxe à luz várias novas possibilidades de interpretação da história. O resultado dessa expansão foi
a) a possibilidade de compreender a humanidade de forma mais abrangente e complexa
b) a permanência da história tradicional elitista nos livros de história
c) que cada povo estuda apenas sua própria história
d) que não se estuda mais a história das elites
2. Várias transformações na maneira de compreender a História como ciência exigiram que ela fosse construída e ensinada de novas formas. Dentro desse novo formato podemos citar:
a) Grupos oprimidos que passaram a buscar, escrever e valorizar suas histórias.
b) Burgueses que passaram a escrever suas autobiografias.
c) Militares que passaram a divulgar seus feitos.
d) Políticos que passaram a cumprir promessas.
3. É coerente com as razões que levaram à 1ª Grande Guerra Mundial:
a) Um dos fatos que contribuíram para o final do confronto foi a entrada da Rússia na guerra, pois tinha um exército grande e bem preparado, impondo aos alemães derrotas vexatórias.
b) O processo de imperialismo, promovido pelas grandes potências capitalistas da Europa, principalmente França, Inglaterra e Alemanha, gerou conflitos e até confrontos pela disputa de territórios, a ponto de desencadear a 1ª Guerra.
c) Temendo uma ofensiva alemã, Japão, Inglaterra e França formaram a Tríplice Aliança.
d) O início da guerra se deu quando as tropas alemãs invadiram a Polônia, apresentando ao mundo a famosa guerra-relâmpago, deixando marcas desastrosas para os poloneses.
4. Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:
a) a grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos.
b) a industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental.
c) apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.
d) o proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários, mas dispunha de um certo grau de organização política, que possibilitava sua mobilização.
5. A respeito da Proclamação da República e da celebração que acontece anualmente no dia 15 de novembro, selecione a alternativa INCORRETA:
a) No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca prendeu o primeiro-ministro do Brasil, o visconde de Ouro Preto.
b) A família real, que governava o Brasil desde 1822, foi expulsa do país.
c) O ponto de partida da insatisfação dos militares com a monarquia foi a Guerra do Paraguai.
d) Houve extensa participação popular nos eventos da Proclamação da República.
Limpar seleção
6. Floriano Peixoto foi presidente do Brasil, de novembro de 1891 a novembro de 1894, e teve um governo marcado pelo autoritarismo e pela postura centralizadora. Fez a transição do poder para o civil Prudente de Morais a contragosto, e ficou conhecido na história brasileira por combater duas grandes revoltas que aconteceram no país. Estamos falando dos seguintes movimentos:
a) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina
b) Guerra do Contestado e Cangaço
c) Revolta da Armada e Revolução Federalista
d) Revolta da Armada e Revolta da Vacina
7. O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsável pelos processos de modernização e urbanização da Capital Federal - Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos a urbanização da cidade e ao Dr. Oswaldo Cruz o saneamento, visando a combater principalmente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Essa política de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e à opinião pública porque:
a) mudava o perfil da cidade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.
b) transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira e acabava com os infectos quiosques.
c) desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação antivariólica.
d) provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.
Respostas
respondido por:
0
1. Letra a)
2. Letra a)
3. Letra b)
4. Letra c)
5. Letra d)
6. Letra c)
7. Letra c)
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás