Respostas
As expedições bandeirantes também possibilitaram a descoberta de riquezas minerais como ouro, prata e diamante, metais preciosos que deram origem a um novo ciclo econômico de exploração colonial. ... Nessa época, os bandeirantes não encontraram resistências quanto a ultrapassar Tordesilhas.
Resposta:
Os Bandeirantes foram os exploradores pioneiros a desbravar os sertões brasileiros, entre os séculos XVI e XVIII, sendo os responsáveis por aumentar as fronteiras estabelecidas pelo Tratado de Tordesilhas (1494) e ampliar os domínios portugueses na América.
Participaram da expansão do território colonial brasileiro e ocuparam a Região Sul do Brasil, Região Centro-Oeste, Mato Grosso, Goiás e descobriram o ouro em Minas Gerais. A ampliação dos limites do território brasileiro ocorre entre o descobrimento e o Tratado de Madri em 1750. Com a expansão territorial nesta época, o território brasileiro passou a ter um povoamento colonial maior, tendo a sua área original aumentada em aproximadamente duas vezes.
Explicação:
Com a escassez da mão de obra escrava por conta das diversas colônias africanas capturadas pelos holandeses, houve a tentativa de escravizar os indígenas para normalizar as atividades e aumentar a ocupação do território brasileiro.
As bandeiras (expedições) começaram a ser financiadas pela coroa portuguesa para a descoberta de metais preciosos, como tentativa de solucionar uma crise econômica do Império Português.
Após diversas expedições, o Tratado de Madri (1750) reconhece o direito de posse pelo uso, com presença de portugueses e brasileiros na maioria dos territórios desbravados em processo de ocupação e exploração, processo esse realizado pelas bandeiras, pela pecuária e pela expansão oficial. Pela falta de interesse espanhol nas regiões do Norte e Centro-Oeste não há complexidade na definição de limites territoriais. Entretanto, no Sul, a negociação é agitada.