• Matéria: Artes
  • Autor: arthur9905229
  • Perguntado 3 anos atrás

Xilogravura É a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado . É um processo muito parecido com um carimbo . É uma técnica em que se entalha na madeira , com ajuda de um instrumento cortante , a figura ou forma ( matriz ) que se pretende imprimir . Após este procedimento , usa - se um rolo de borracha embebida em tinta , tocando só as partes elevadas do entalhe . O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial , que fica impregnado com a tinta , revelando a figura . Entre as suas variações do suporte pode - se gravar em linóleo ( linoleogravura ) ou qualquer outra superfície plana . Além de variações dentro da técnica , como a " xilogravura de topo " .​

Respostas

respondido por: lysandragoncalves046
1

Resposta:O cordel é uma tradição que chegou ao Brasil por meio de Portugal e se caracteriza por um tipo de literatura que começou oralmente para disseminar notícias para aqueles que não tinham acesso a elas.

O uso da técnica de xilogravura criou e propagou a literatura de cordel. Afinal, sua produção era simples e seu custo bastante baixo. Logo, foi fundamental para sustentar a tradição e manter fortes as raízes das histórias e das pessoas que as contavam.

Em sua origem, a literatura de cordel não está atrelada a um gênero literário único. Essa expressão, na verdade, ficou assim conhecida devido à forma de como os escritos eram expostos para o público. Isso porque os livros eram pendurados em cordas, barbantes ou cordel, como roupas em um varal.

Com uma tradição que marca mais de 100 anos, a literatura de cordel em xilogravura foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Iphan. Isso aconteceu por meio de decisão unânime entre todos os membros do conselho da agência no Rio de Janeiro.

Perguntas similares