• Matéria: Contabilidade
  • Autor: pequenah19935
  • Perguntado 3 anos atrás

Ao trabalhar com o conceito de escassez, a Economia se defronta com alguns dilemas. Infelizmente, não é possível produzir tudo ao mesmo tempo. É necessário considerar que as prioridades econômicas giram em torno do que é viável, e devem ser implementadas da melhor maneira possível (ou com o menor custo possível). De forma geral, o problema em torno das escolhas da produção pode ser entendido a partir da denominada curva de possibilidade de produção (mostrada a seguir).



A partir dessa curva, pode-se perceber a existência do dilema relacionado com a escolha dos níveis de produção dos dois bens. Por exemplo, se o país desejar produzir mais alimentos, deverá reduzir a produção de biocombustíveis. No limite, a produção máxima de alimentos resultará na ausência de biocombustíveis. Já a eficiência da produção pode ser entendida a partir da comparação entre o ponto A, que se situa abaixo da curva, e o ponto B, sobre a curva. O ponto A é ineficiente, pois é possível aumentar a produção de ambos os bens, como indicado pelas setas. Por outro lado, pode-se considerar o ponto C, cuja combinação da produção é impossível, pois se encontra além das possibilidades de produção (acima da curva).



Curva de possibilidade de produção





BRAGA, M. B. Princípios de economia: abordagem didática e multidisciplinar. São Paulo: Atlas, 2019 (adaptado).







Considerando que a curva de possibilidades de produção apresentada ilustra a situação de um dado país, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. É possível afirmar que no ponto B o país em questão possui eficiência na utilização dos recursos disponíveis para produzir.



PORQUE



II. Qualquer ponto ao longo da curva de possibilidade de produção demonstra a combinação eficiente da produção, cabendo ao país decidir qual a melhor combinação, mais alimentos ou mais biocombustíveis.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

B)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

C)
As asserções I e II são proposições falsas.

D)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Respostas

respondido por: Anônimo
4

Resposta:

A letra E)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Explicação:

Perguntas similares