• Matéria: Saúde
  • Autor: alexsandropintonetto
  • Perguntado 3 anos atrás

O corpo humano é constituído por diferentes tipos de fibras e entre elas as musculares. Existem diferentes tipos de células musculares no organismo, por exemplo as células do músculo esquelético. O músculo esquelético é o grande responsável por permitir movimentos das diferentes estruturas. Disserte sobre a fisiologia da contração muscular esquelética a nível celular.

Respostas

respondido por: erika31
9

Resposta:

Os músculos esqueléticos são formados por centenas de células alongadas conhecidas como fibras musculares. Essas fibras são compostas pela actina e miosina, proteínas com capacidade de contração e que formam filamentos finos e espessos, respectivamente.Os filamentos ficam dispostos ao longo da fibra muscular e formam bandas claras e escuras. As claras são denominadas de banda I e são formadas apenas por filamentos finos. Já as bandas escuras são formadas por filamentos finos e espessos e são chamadas de banda A. A região mais clara dessa banda, onde são encontrados apenas filamentos de miosina, é chamada de banda H. Na região central dessa banda, existe ainda uma linha escura chamada de linha M.Na porção central da banda I, existe uma linha escura denominada de linha Z que delimita o sarcômero. Cada sarcômero é formado, portanto, por duas porções da banda I e uma banda A.O mecanismo de contração muscular faz com que as fibras consigam encurtar o seu tamanho. Essa ação é possível graças a estímulos nervosos e às proteínas actina e miosina, que deslizam uma sobre a outra.A contração inicia-se com um estímulo que desencadeia uma liberação de acetilcolina na fenda sináptica e causa despolarização da membrana da célula muscular. Ocorre, então, a abertura de canais de Ca2+, fazendo com que esses íons sejam lançados no citoplasma pelo retículo sarcoplasmático. Nesse momento, ocorre a interação do Ca2+ com as miofibrilas.Na presença do Ca2+, as extremidades da miosina ligam-se com moléculas de actina próximas e dobram-se com grande velocidade. O filamento de actina, então, desloca-se para o centro do sarcômero, desencadeando a aproximação das duas linhas Z. Isso faz com que o sarcômero diminua e, em grande escala, leva à contração de todo o músculo.Quando o cálcio retorna para o interior do retículo sarcoplasmático, os níveis citoplasmáticos diminuem. Isso faz com que o músculo relaxe e seja interrompido o processo de contração.


jandytavares1: Obrigada pela resposta
respondido por: ninafreitasm13
0

Resposta:

Os músculos esqueléticos são formados por centenas de células alongadas conhecidas como fibras musculares. Essas fibras são compostas pela actina e miosina, proteínas com capacidade de contração e que formam filamentos finos e espessos, respectivamente. Os filamentos ficam dispostos ao longo da fibra muscular e formam. As bandas claras são formadas por filamentos finos e recebem a denominação de bandas I. São chamadas assim porque são isotrópicas ao microscópio de polarização. As bandas escuras são chamadas de bandas A, pois são anisotrópicas ao microscópio de polarização e caracterizam-se pela presença de filamentos finos e espessos.

No centro da banda I há uma linha escura, denominada linha Z. Ela delimita o sarcômero, o qual é formado por duas metades de bandas I e uma banda A central. No centro da banda A, temos a banda H, uma região mais clara em que somente filamentos de miosina são encontrados.

Na contração muscular ocorre o encurtamento dos sarcômeros e, consequentemente, de toda a fibra. Durante a contração, observa-se uma sobreposição dos filamentos de actina aos de miosina, o que deixa as bandas I e H mais estreitas. Para aprender mais sobre esse processo, não deixe de ler nosso texto: Contração em músculos esqueléticos. Principais músculos esqueléticos

Existem centenas de músculos esqueléticos no nosso corpo, cada um exercendo uma determinada função. Esses músculos podem ser colocados em grandes grupos, estes são:

Músculos da face e do couro cabeludo: exemplos: orbicular do olho e elevador do lábio superior.

Músculos da mastigação: exemplos: masseter e pterigoideo medial.

Músculos da parede abdominal: exemplos: oblíquo interno e transverso do abdome.

Músculos que movem a cabeça e o ombro: exemplos: trapézio e elevador da escápula.

Músculos que movem a coluna vertebral: exemplos: longo do tórax e longo do pescoço.

Músculos que movem a língua: exemplos: genioglosso e hioglosso.

Músculos que movem as articulações do quadril e joelho: exemplos: glúteo máximo e abdutor longo.

Músculos que movem o antebraço: exemplos: tríceps e bíceps.

Músculos que movem o pé e os dedos do pé: exemplos: flexor longo dos dedos e abdutor do hálux.

Músculos que movem o polegar: exemplos: extensor longo do polegar e extensor curto do polegar.

Músculos que movem o punho: exemplos: flexor radial do carpo e extensor radial curto do carpo.

Músculos que movem o úmero: exemplos: deltoide e supraespinhal.

Músculos que movem os dedos: exemplos: flexor profundo dos dedos e extensor do indicador.

Músculos respiratórios: exemplos: diafragma e intercostais externos.

Músculos supra e infra-hioides do pescoço: exemplos: miloioideo e genioioideo."

Explicação:

Perguntas similares