• Matéria: História
  • Autor: liviagregorioteodoro
  • Perguntado 3 anos atrás

a publicidade do governo era feito pelo DIP descreva qual era as atuações desenvolvidas por este departamento governamental​

Respostas

respondido por: brunabeatriz079
1

Resposta:

O Departamento de Imprensa e Propaganda ou simplesmente DIP era um órgão do Estado Novo, a ditadura de Getúlio Vargas. Foi criado em 1939, por meio de um decreto-lei, e tinha como função realizar a propaganda oficial do governo e censurar as informações. Foi extinto em 1945, com o enfraquecimento da ditadura varguista.

O que era o DIP?

O Departamento de Imprensa e Propaganda, conhecido pela sigla DIP, era um órgão que fazia parte da ditadura de Getúlio Vargas, o Estado Novo. Foi criado em 27 de dezembro de 1939, a partir do Decreto-Lei nº 1.915, e substituiu o antigo órgão responsável pela propaganda do governo, o Departamento Nacional de Propaganda (DNP).

O papel do DIP era promover as ações e a ideologia da ditadura estadonovista entre as camadas populares. Para isso, atuava em diferentes esferas da comunicação e possuía setores dedicados a diversas áreas, como a radiodifusão, cinema, teatro, turismo, imprensa, etc. O DIP, além de responsável pela propaganda oficial do governo, realizava também a censura das informações.

Além de possuir diferentes seções, cada qual responsável por uma área de atuação, o DIP também possuía filiais em cada um dos estados brasileiros: os Departamentos Estaduais de Imprensa e Propaganda (DEIPs). A existência dessas filiais do DIP garantia amplo controle do governo sobre a informação no país.

Por meio dessa estrutura, Getúlio Vargas conseguiu desenvolver o seu projeto de controle da opinião, divulgando as informações que o governo desejava e censurando aquelas que eram indesejáveis. A rádio e a imprensa escrita foram as áreas que mais sofreram influência do DIP durante os anos de atuação desse departamento.

Explicação:

Perguntas similares