O cenário do comércio bilateral apontado pelo texto reforça: A) a dependência brasileira na exportação de commodities e o protecionismo do governo chinês em seu setor industrial. XB) o projeto brasileiro de exportação para países não americanos e a inexperiência chinesa nas trocas globais. C) a deficiência da política de relações exteriores brasileira e a recusa chinesa em realizar comércio com Brasil. D) a proposta brasileira de não ser um país agroexportador de commodities e o avanço no diálogo co governo chinês nas questões de comércio.
Respostas
Resposta:
:)
Explicação:
A) a dependência brasileira na exportação de commodities e o protecionismo do governo chinês em seu setor industrial.
O comércio bilateral apontado pelo texto, indica para o cenário brasileiro “a dependência brasileira na exportação de commodities e o protecionismo do governo chinês em seu setor industrial. ” (alternativa a).
A exportação produtos primários e de baixo valor agregado
O Brasil é um grande exportador de commodities. Atualmente cerca de 65% das exportações brasileiros são deste tipo de produto.
Embora estes itens sejam os grandes responsáveis por manter a balança comercial brasileira em superávit, possuem baixo valor agregado e o seu preço sofre oscilações de acordo com as necessidades do mercado internacional.
O Brasil geralmente exporta produtos primários e compra produtos industrializados de maior valor agregado dos principais países para os quais ele exporta. Isto evidencia uma relação desigual que o país possui com as grandes potências e que influencia a economia de maneira negativa.
Enquanto isto, países como a China já possuem um plano de desenvolvimento de produtos industrializados e conseguem lucrar em maior escala através de suas transações comerciais.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o comércio bilateral entre o Brasil e China em: https://brainly.com.br/tarefa/28763829