Texto base:
Leitura e intepretação são habilidades fundamentais que todo professor precisa trabalhar e desenvolver com seus alunos. Na disciplina de Geografia, é necessário promover a leitura de mapas, cartas, cartas topográficas, mapas temáticos e assim por diante. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
A Cartografia é a ciência que se dedica unicamente à confecção de mapas temáticos.
b)
A Cartografia é também uma linguagem. Ler e compreender o significado das informações contidas em um mapa ou qualquer outro produto cartográfico é fundamental para a compreensão do espaço geográfico.
c)
A Cartografia é uma ciência utilizada para promover a leitura e intepretação de dados não geográficos, caracterizados como geoinformação.
d)
A Cartografia não pode ser concebida como uma linguagem, apesar de ser utilizada como tal.
e)
A Cartografia, também chamada de linguagem da Geografia, se constitui somente em técnicas especializadas no Geoprocessamento.
2)Texto base:
Observe a seguinte representação – Mapa de Fortaleza, datado de 1726.
2016.2-U1S1-ADG-CAR-Q2.JPG
Nesse mapa primitivo, nota-se essencialmente a ausência de:
Alternativas:
a)
Elementos espaciais, tais como a sistematização orientada aos paralelos e meridianos bem como as relações escalares para o estabelecimento da proporcionalidade.
b)
Legenda e cartogramas, elementos muito importantes na determinação da localização segundo a UTM – Universal Transversa de Mercartor.
c)
Orientação e Datum, elementos essenciais voltados para a sistematização das cartas topográficas e estabelecimento das isolinhas.
d)
Orientação e Legenda, fundamentais para a georreferenciação de um mapa segundo a posição de seus elementos representados e a leitura das informações ali representadas.
e)
Legenda e elementos espaciais, muito importantes para a leitura das informações referenciadas pela UTM e a determinação da proporcionalidade escalar.
3)Texto base:
Leia atentamente ao fragmento de texto que segue:
A Geografia do período era também simbólica, tantas vezes transcrita, desatualizada de informações empíricas. Um amplo quadro de revoluções constrói os termos da ruptura efetuada com relação à Idade Média. Destacamos, no quadro revolucionário citado, os Descobrimentos e o chamado período renascentista.
Fonte: . Acesso em: 27 fev. 2016.
O Renascimento marca a ascensão do Antropocentrismo, que vem a substituir o Teocentrismo que reinava na Europa durante todo o período Medieval e influenciava fortemente toda a produção e construção do conhecimento. A partir das Grandes Navegações e da Expansão Ultramarina, o homem passou a conhecer melhor o espaço geográfico e isso foi determinante para as alterações pelas quais a Cartografia passou a partir de então.
Sobre a Cartografia e o Renascimento, é correto afirmar:
Alternativas:
a)
O Renascimento transforma as técnicas de representação do espaço que a partir de então passam a priorizar elementos simbólicos e empíricos para delimitar territórios e regiões conquistadas.
b)
O Renascimento e a era dos Descobrimentos pouco transformaram as formas tradicionais de representação do espaço, pois elas já estavam consolidadas desde a Idade Média.
c)
O Renascimento e as Grandes Navegações foram responsáveis por grandes transformações na Cartografia. Isso aconteceu porque as formas de apreensão da realidade se modificaram na medida em que o homem passou a conhecer mais amplamente o planeta e a representar realidades até então não consideradas.
d)
O período da Expansão Ultramarina viabilizou um processo de mudança nas concepções históricas e culturais da Humanidade, mas não na Geografia e nem na Cartografia, que sempre mantiveram o habitual rigor técnico e científico.
e)
O Renascimento e as Grandes Navegações ampliaram o desenvolvimento socioeconômico do continente europeu e, por isso, a maior concentração de transformações se dá nesse âmbito e não na Cartografia.
4)Texto base:
Um dos maiores desafios da Cartografia é representar fenômenos tridimensionais em caráter bidimensional (em uma folha de papel ou em uma tela de um computador, por exemplo). Uma das maneiras mais próximas dessa representação pode ser:
I – Um mapa, com a representação tridimensional da realidade, com destaque para as curvas de nível topográficas.
II – Uma maquete, na qual a proporcionalidade das dimensões deve ser mantida.
III – Uma planta baixa, com escala grande e muitos detalhes.
Está (ão) correta (s):
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I.
c)
I e III.
d)
II.
e)
II e III.
Respostas
respondido por:
3
Quando estudava,sempre tirava boas notas em geografia,pode confiar!
1 B
2D
3 C
4 D
respondido por:
0
Resposta:
1 B
2D
3 C
4 D
Explicação:
corrigidos pelo aval.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
2D
3 C
4 D