• Matéria: Filosofia
  • Autor: anapaulavaneska
  • Perguntado 3 anos atrás

Para reaprender a ver e entender o mundo, devemos partir para um exercício reflexivo sobre os conceitos que reproduzimos sem refletir (senso comum), a leitura que fazemos do mundo, a nossa vivência, os nossos valores, as nossas crenças, tudo isso influencia a nossa visão de homem e de mundo. Por esta razão os problemas da Filosofia são sempre atuais.

Fonte: Sikorski, 2020.

A partir do exposto acima, considerando os seus estudos e o seu conhecimento acerca do senso comum e senso crítico, analise as afirmativas a seguir:

I – O senso comum nasce do processo de acostumar-se a uma explicação ou compreensão da realidade, sem que ela seja questionada.

II – O senso comum, mais do que uma interpretação adequada da realidade, ele [senso comum] é uma forma de ver a realidade, mítica, espontânea, acrítica.

III - Para desenvolver o senso crítico a pessoa precisa primeiramente desvendar a realidade, ultrapassar os limites espontâneos e também fragmentados que caracterizam o senso comum.

A partir da análise das afirmativas acima, é correto o que se afirma em:

I e III apenas..
I, II, III.
I apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.

Respostas

respondido por: blackmagee
0

Resposta:

I, II, III.

O senso comum é um pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. O conhecimento de senso comum é passado de geração a geração e está presente no nosso cotidiano. Ele é popular e culturalmente aceito, o que não garante a sua validade ou invalidade.

O senso crítico, tem por base aquilo que é concreto: a pesquisa, a reflexão, a análise e a crítica. (Bem diferente do senso comum)

Perguntas similares