Respostas
Os filtros de água geralmente são os produtos mais simples e podem ser usados quando a água está suja, mas não existe suspeita de que esteja contaminada com bactérias nocivas. Estes dispositivos funcionam a partir de uma vela central que retém as impurezas, como terra e outros sedimentos. Os filtros são capazes de eliminar a sujeira da água e uma das suas vantagens é que eles não precisam utilizar energia elétrica, além de terem um preço mais acessível, quando comparados com os purificadores de água.
No entanto, o purificador de água tem uma vantagem em relação ao filtro, já que, além do elemento filtrante central, geralmente possui uma câmara de purificação com tecnologias especiais, como bombas ou lâmpadas ultra-violeta, que são capazes de eliminar as bactérias.
Qualquer que seja o filtro ou o purificador, é muito importante verificar o selo de certificação do Inmetro, que é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, para se certificar que o filtro ou o purificador é eficaz para tornar a água boa para consumo.
além do filtro é indicado ferver a agua pois ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
A água fervida pode ficar com um sabor desagradável e, para fazer este gosto desaparecer, pode-se pôr uma rodela de limão enquanto ela esfria ou arejar a água, o que pode ser feito trocando-a várias vezes de recipiente.