A depressão que afetou a economia mundial entre 1929 e 1934 se anunciou, ainda em 1928, por uma
queda generalizada nos preços agrícolas internacionais. Mas o fator mais marcante foi a crise financeira
detonada pela quebra da Bolsa de Nova Iorque.
Perante o cenário econômico descrito, o Estado brasileiro assume, a partir de 1930, uma política de incentivo
à industrialização. DESCREVA como ocorreu esse incentivo.
Respostas
Resposta:
Os estados unidos eram o maior comprador de café brasileiro. Com a queda da bolsa de Nova York, a importação deste produto diminuiu muito e seus preços caíram. Para reestabelecer a economia, o governo brasileiro investiu no setor industrial.
Com a Crise de 1929, o Estado passou a promover a industrialização, dando incentivo à indústria de base e a política de substituição de importações.
O governo deu prioridade em promover a indústria de base (metalurgia e siderurgia), pois este tipo de indústria é a base para a produção de matérias primas para outros setores industriais, como a produção de ferro e aço para a construção civil, setor automobilístico, infraestrutura e outros.
Sem o dinheiro proveniente do café, o Estado passa a promover e incentivar a indústria nacional adotando uma política de substituição de importações. Esta política consistia em produzir no país tudo o que era importado de outros países.
Desta maneira, o governo passava a estimular o desenvolvimento da indústria nacional e o que não podia mais ser comprado de outros países, passou a ser produzido no Brasil.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/28109666