O princípio do trabalho e energia cinética é um importante teorema da Física que diz que: “o trabalho de uma força resultante produz a variação da energia cinética em um corpo.” Sobre este princípio analise as seguintes afirmativas:
I) Uma partícula em movimento uniforme é submetida a ação de uma força instantânea de sentido contrário ao seu deslocamento. Logo, a energia cinética dessa partícula irá diminuir e o trabalho resultante nesse sistema será positivo.
II) Uma partícula em repouso é submetida a ação de uma força instantânea e entra em movimento numa região livre de atrito. Podemos afirmar que a energia cinética da partícula aumentou e o trabalho nulo.
III) Uma partícula executa um movimento uniforme numa região livre de atrito. Se nenhuma força externa for aplicada a esta partícula, a sua energia cinética se mantém constante e o trabalho é nulo.
Sobre as afirmativas acima, podemos concluir que
A.
Apenas I é verdadeira
B.
Apenas II é verdadeira
C.
Todas são falsas
D.
Apenas I e IIII são verdadeiras
E.
Apenas III é verdadeira
Respostas
Resposta:
LETRA:D
Explicação:
Resposta: E. Apenas III é verdadeira
Explicação: A afirmativa I é falsa, pois se uma partícula se movimenta com velocidade constante e uma força é aplicada sobre ela com sentido contrário ao seu descolamento, tal força provocará uma desaceleração e consequentemente diminuição de sua velocidade. Com isso, a energia cinética também irá diminuir e o trabalho será negativo (W = Kfinal - KInicial).
A afirmativa II é falsa, pois se a partícula estava em repouso (v=0) e entrou em movimento (v≠ 0) a energia cinética final é maior do que a energia cinética inicial. Dessa forma, pelo princípio do trabalho e energia cinética, o trabalho será positivo (W = Kfinal - KInicial).
A afirmativa III está correta, pois se nenhuma força externa é aplicada sobre a partícula, sua velocidade permanecerá a mesma e consequentemente as energias cinéticas final e inicial serão iguais. Então, de acordo o princípio do tranalho e energia cinética, o trabalho resultante será nulo (W = Kfinal - KInicial).