“[...] tem uma cicatriz na cabeça, porque o pai foi dar uma porretada na mãe e pegou na criança, na época ele era menor, hoje tem 4 anos. Depois disto o pai foi preso, já mataram; e a criança é muito violenta, não obedece a ninguém, grita. Com a gente ele é muito violento, bate, chuta, você não acredita.” (Relato de um educador, SANTOS & FERRIANI, 2007, p. 528). O relato acima demonstra uma realidade que não é incomum na educação infantil, a violência doméstica. Com relação a esse tema e os seus desdobramentos sobre a educação infantil, é INCORRETO afirmar que:
a.
É obrigatória a comunicação ao Conselho Tutelar nos casos de maus-tratos suspeitos ou confirmados, a ocultação de violência e omissão é crime que apoia e legitima os abusos do adulto.
b.
A reprodução da violência familiar no ambiente da creche e pré-escola é um complicador para o trabalho dos educadores.
c.
Os tipos mais comuns de violência doméstica a crianças são a física, a psicológica, a negligência, a estrutural e a sexual.
d.
Casos de violência doméstica devem ser resolvidos dentro do próprio núcleo familiar, respeitando a separação entre a educação doméstica e a educação institucional.
e.
É necessário que o educador consulte o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), discuta o problema com colegas e reflita sobre qual a atitude mais adequada em benefício da criança.
raqueldasilva1945:
Resposta
Respostas
respondido por:
4
Resposta: d
Explicação:
Casos de violência doméstica devem ser resolvidos dentro do próprio núcleo familiar , respeitando a separação entre a educação doméstica é a educação institucional.
respondido por:
1
Resposta: Resposta letra D
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás