• Matéria: História
  • Autor: manu202011
  • Perguntado 3 anos atrás

4. Os indigenas não entendiam por que os brancos (como chamavam os colonizadores portugueses), desde a che- gada às suas terras, precisavam tirar tanta madeira das florestas. "Sena para levá-la a algum deus?". perguntou certa vez um índio tupinambá em 1558, de acordo com o relato do francês Jean de Léry, em seu livro Viagem à terra do Brasil. O branco explicou que a madeira seria levada para um homem do outro lado do oceano. Esse homem ia fazer tinta com ela para tingir muitos tecidos e depois vendê-los. O indio, porém, não entendeu para que vender tan- to tecido e acumular tantos bens. -Esse homem não morre?", indagou novamente o indio. O branco respondeu que sim, mas que acumulava bens para deixá-los aos seus descendentes quando morresse O indio então concluiu, perplexo "Sois grandes loucos (...) trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também? Temos pais, mães e filhos a quem amamos, mas estamos certos de que, depois de nossa morte, a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados." (Cf. Jean de Léry. Viagem à terra do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo, Itatiaia/Edusp. 1980. p. 170)

a) Por que o índio tupinambá não entendia a necessidade de extrair tanta madeira das florestas?

b) Que diferença cultural é possível perceber entre o modo de vida europeu e o modo de vida indígena?​

Respostas

respondido por: DasWissen
2

A) Ele acreditava que, talvez estes homens estivessem levando tanta madeira para algum deus. Ao descobrir que era para acumular riquezas e deixar para os filhos, tupinambá ficou incrédulo, pois a terra, a qual de tudo dava, era o suficiente e que ajuntar tantas riquezas não fazia sentido, pois um dia todos iriam morrer e que do mesmo modo que a terra os nutriu, também iria nutrir seus filhos.

B) Os europeus consumiam bastante e usufruíam de bens materiais, os quais não eram necessários para sobreviver, mas apenas luxo. Já os indígenas, viviam de tudo que a terra dava e, isso é o suficiente e que trabalhar tanto para juntar bens, não faz sentido.


manu202011: muito obrigada
DasWissen: De nada
Perguntas similares