• Matéria: Saúde
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

PERGUNTA 3 A diferenciação das colônias bacterianas em amostras de urina pode ser dificultada pela formação de um véu produzido por cepas de Proteus spp. Qual o meio de cultura mais indicado para urocultura e que inibe a formação do véu? a. Ágar CLED. b. Ágar Mac Conkey. c. Ágar Sal-manitol. d. Ágar Thayer-Martin. e. Ágar EBM.​

Respostas

respondido por: fernandoamartinez200
0

Resposta: A ágar CLED

Explicação:

respondido por: nayanialvesr
0

O meio de cultura mais indicado para a urocultura e que inibe a formação do véu das cepas de Proteus spp. é o Ágar CLED, alternativa A.

O meio  Ágar CLED foi inicialmente criado em 1960 por Sandys, por meio da limitação de eletrólitos, de forma a evitar a proliferação de Proteus spp. em meios sólidos. Essa espécie tem muita mobilidade e se proliferam rapidamente, cobrindo o meio e formando um véu ("swarming") que tende a se sobrepor sobre outros microrganismos. Assim, o meio de cistina lactose deficiente em eletrólitos (CLED) foi reconhecido como ideal para a urocultura em geral no reconhecimento desse patógeno.

Ágar MacConkey é um meio de cultura indicado para o reconhecimento de bactérias Gram negativas, pois denunciam a fermentação da lactose, ou seja, não atua no "véu".

Ágar Sal Manitol é  frequentemente utilizado o isolamento de Staphylococcus aureus . Também pode ser utilizado no reconhecimento de  estafilococos pela indústria alimentícia.

Ágar Thayer-Martin chocolate é um meio utilizado para identificação de Neisseria gonorrhoeae e Neisseria meningitidis.

Já o EMB ("Eosin Methylene Blue") é um meio usado para a diferenciação e isolamento de enterobactérias e de outros bastonetes gram-negativos.

Para aprender mais sobre microbiologia, acesse:

  • https://brainly.com.br/tarefa/21082907
Anexos:
Perguntas similares