Respostas
Resposta:
O Brasil nunca alcançou um papel de destaque dentro do cenário econômico mundial, tendo sua principal característica dentro do comércio externo brasileiro como grande exportador de bens primários e matérias primas. A participação brasileira é muito aquém de um país emergente, principalmente na exportação de produtos.
Hoje, o Brasil exporta diversos produtos industrializados e semimanufaturados como calçados, suco de laranja, produtos têxteis, óleos comestíveis, bebidas, alimentos industrializados, aparelhos mecânicos, armamentos, produtos químicos, material de transporte e outros chegando a 55% e 65% das exportações.
Resposta:
Sobre as características do comércio externo brasileiro, podemos afirmar que: I. o país vem aumentando, nos últimos anos, suas exportações de produtos manufaturados e semimanufaturados. ... As maiores importações do país são trigo, aço, óleo de soja, armamentos e veículos.
Explicação:
A palavra exportação tem origem no Latim Exportatio e deve ser compreendida como o ato de exportar mercadorias para outro país, ou seja, é o tráfego de mercadoria e serviço que sai de um país destinando-se a outro. No Brasil, as exportações são controladas pelo órgão legislador, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e é considerada uma das principais operações econômicas existentes em um país. O Brasil é reconhecido por possuir uma relativa burocracia nos processos de exportações, mas, após ter sido feita uma série de mudanças, facilitou-se o processo de exportação, acarretando maior rapidez nos processos que agora demoram cerca de 8 dias, mas chegavam a média de 13 dias de espera.
Com o passar dos anos o Brasil alterou significativamente sua forma de inserção no comércio exterior. Podemos destacar que até os anos de 1960 sua exportação dependia restritamente de produtos primários, como por exemplo o café, que já chegou a ser responsável por 70% de toda exportação do país. Ao iniciar a dinamização de sua produção, o Brasil passou também a exportar outros produtos nesse mesmo segmento, como o cacau, o fumo, o algodão, entre outros.
No ano de 2018, o Brasil ocupou o 27º lugar entre os maiores exportadores do mundo, tendo ocorrido um aumento de 10% das exportações em comparação a 2017. Impulsionado pelo agronegócio, o país registrou no primeiro semestre de 2019 um total de US$ 72,1 bilhões em exportações. Houve um crescimento de 9,1% nas exportações realizadas pelo Brasil, sendo esse considerado um dos melhores resultados já obtidos de acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), atualmente integrado ao Ministério da Economia. Entre os produtos mais comercializados no exterior estão os que possuem ligação direta com a terra, como o café, a cana-de-açúcar e a soja, mas o mercado internacional também é suprido por outros produtos, como é o caso das exportações de carne de frango e bovina, e do minério de ferro.