Desafio
As vanguardas artísticas almejavam superar as padronizações da arte e, para isso, buscavam referências em diferentes culturas. As artes fauvista e cubista foram influenciadas pela arte africana, que foi disseminada a partir da construção de museus etnográficos no início do século XX.
Entretanto, a referência da arte africana ficou restrita aos seus aspectos formais que desconsideravam a sua função ritualística nas tribos de onde são originárias. A descontextualização das produções advindas do continente africano já era realizada pelos próprios museus etnográficos, que destituíam o caráter mágico e o uso ritualístico ao transformá-las em objetos para serem apreciados.
Considere a seguinte situação:
Ao trabalhar sobre a efervescência cultural do século XIX e XX com o 9º ano, o professor Rafael, da disciplina de História, abordou as vanguardas artísticas e as rupturas com a padronização mantida pela academia de arte. O seu objetivo inicial era mostrar como a arte foi afetada pelas transformações sociais da época.
Ele abordou as vanguardas como movimentos artísticos que buscavam novos caminhos para a arte. Cada movimento tinha curta duração e, normalmente, um artista poderia fazer parte de mais de um movimento da vanguarda. Para iniciar as aulas, o professor fez uma abordagem geral sobre o contexto do surgimento e o desenvolvimento das vanguardas artísticas.
Como você daria continuidade à proposta de ensino do professor Rafael? Elabore uma sequência didática propondo uma atividade que contemple a arte cubista e a importância da arte africana na sua constituição.
Respostas
Resposta:
Para compor a sequência didática, poderia seguir diversos caminhos, podendo realizar uma explicação, assistir vídeos, propor pesquisas, dinâmicas de leituras com debates e atividades de experimentação estética.
- Em um primeiro momento, seria necessário que os alunos entendessem as relações entre a arte africana e a arte cubista. Para isso, seria importante apresentar imagens de obras cubistas, como, por exemplo, Les Demoiselles d’Avignon, de Pablo Picasso. Essa obra mostra as rupturas que o cubismo realizou em relação à arte acadêmica ao apresentar a redução geométrica e a representação de diversos ângulos de visão ao mesmo tempo. Ela também é um exemplar da utilização de referências da arte africana pelo cubismo, pois Picasso tinha um bom acervo de arte africana e utilizava tais referências em suas pinturas. Entretanto, a referência na arte africana desconsiderava a função mágica que tais produções tinham na sua cultura de origem. Os cubistas se concentravam apenas nos aspectos formais e expressivos da arte africana, principalmente: na redução geométrica utilizada para construir o rosto a partir da fragmentação; na deformação das máscaras que visavam a um distanciamento do naturalismo; e nas linhas demarcadas que acentuam o desenho sem se ater à representação de modo naturalista.
- Como desdobramento prático, poderia ser proposto que os alunos confeccionassem cartazes explicativos sobre o uso de elementos da arte africana na arte cubista. Tais cartazes poderiam ser expostos na sala de aula ou no corredor do colégio para que mais pessoas tivessem acesso ao conhecimento.
Explicação:
Resposta:
Para compor a sequência didática, poderia seguir diversos caminhos, podendo realizar uma explicação, assistir vídeos, propor pesquisas, dinâmicas de leituras com debates e atividades de experimentação estética.
- Em um primeiro momento, seria necessário que os alunos entendessem as relações entre a arte africana e a arte cubista. Para isso, seria importante apresentar imagens de obras cubistas, como, por exemplo, Les Demoiselles d’Avignon, de Pablo Picasso. Essa obra mostra as rupturas que o cubismo realizou em relação à arte acadêmica ao apresentar a redução geométrica e a representação de diversos ângulos de visão ao mesmo tempo. Ela também é um exemplar da utilização de referências da arte africana pelo cubismo, pois Picasso tinha um bom acervo de arte africana e utilizava tais referências em suas pinturas. Entretanto, a referência na arte africana desconsiderava a função mágica que tais produções tinham na sua cultura de origem. Os cubistas se concentravam apenas nos aspectos formais e expressivos da arte africana, principalmente: na redução geométrica utilizada para construir o rosto a partir da fragmentação; na deformação das máscaras que visavam a um distanciamento do naturalismo; e nas linhas demarcadas que acentuam o desenho sem se ater à representação de modo naturalista.
- Como desdobramento prático, poderia ser proposto que os alunos confeccionassem cartazes explicativos sobre o uso de elementos da arte africana na arte cubista. Tais cartazes poderiam ser expostos na sala de aula ou no corredor do colégio para que mais pessoas tivessem acesso ao conhecimento.
Explicação:
padrão de resposta esperado