• Matéria: Física
  • Autor: feernasciimento
  • Perguntado 3 anos atrás

O 2° princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: “É impossível construir uma máquina térmica operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho.” Por extensão, esse princípio nos leva a concluir que:

a) sempre se pode construir máquinas térmicas cujo rendimento seja 100%;
b) qualquer máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita parte desse calor para uma fonte fria;
c) calor e trabalho não são grandezas homogêneas;
d) qualquer máquina térmica necessita apenas de uma fonte quente;
e) somente com uma fonte fria, mantida sempre a 0°C, seria possível a uma certa máquina térmica converter integralmente calor em trabalho.

Respostas

respondido por: wefferson160
4

Resposta:

A alternativa correta é:  qualquer máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita parte desse calor para uma fonte fria - letra d).

Vamos aos dados/resoluções:  

A primeira lei acaba se relacionando trabalho e calor, porém não impõe condições sobre a direção da transferência mas a segunda lei acaba sendo uma lei direcional.

Ou seja, quando falamos sobre Reservatório Térmico, temos que é quando um corpo que "nunca" projeta variação de temperatura, mesmo estando sujeito a transferência de calor.

PS: Um reservatório térmico permanece "sempre" a temperatura constante.  

Logo, para que uma máquina térmica consiga converter calor em trabalho de modo contínuo, deve operar em ciclo entre duas fontes térmicas, sendo uma quente e outra fria, onde:  

- Uma retira calor da fonte quente (q1) acaba convertendo parcialmente em trabalho (t) e o restante (q2) acaba sendo rejeitado para a fonte fria.

Para saber mais sobre o assunto:  

https://brainly.com.br/tarefa/2768491

espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Perguntas similares