• Matéria: História
  • Autor: souzadalila413
  • Perguntado 3 anos atrás

O processo de abertura política no Brasil iniciado no governo Geisel contou com a influência de outros países​

Respostas

respondido por: lucasm80
0

Resposta:

A abertura política foi o processo de liberalização do regime militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985. Esse processo teve início em 1974, durante os governos Geisel (1974-1979) e Figueiredo (1979-1985), terminando em 1988 com a promulgação da nova Constituição.

Explicação:

A abertura política foi o nome dado a uma série de ações cujo objetivo era realizar uma transição lenta, gradual e segura, da ditadura para a democracia, nos últimos dois mandatos do Regime Militar no Brasil.

Os Estados Unidos passaram a defender a abertura política das ditaduras latino-americanas – algumas que governos anteriores norte-americanos haviam apoiado, como a brasileira. O processo de abertura política foi iniciado durante o governo Geisel, que pretendia realizar o processo de retorno à democracia de forma “lenta, gradual e segura”. Lenta porque não havia consenso nas Forças Armadas quanto à abertura política. Gradual porque não era ainda hora dos militares abrirem mão das eleições indiretas para prefeitos, governadores e para o presidente da república. Segura porque procurou garantir o controle do crescimento da esquerda no poder.

Perguntas similares