10. Releia o trecho do poema de Cruz e Sousa e responda:
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
[...]
Nesses versos, a figura de linguagem que predomina é a
a) ( ) hipérbole.
b) ( ) aliteração.
c) ( ) metáfora.
d) ( ) metonímia.
Respostas
A) ( ) hipérbole.
B) ( X) aliteração.
C) ( ) metáfora.
D) ( ) metonímia.
Hipérbole é uma figura de linguagem, classificada como figura de pensamento, que consiste em exagerar uma ideia com finalidade expressiva. É um exagero intencional na expressão.Por exemplo:
Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede).
Chorou rios de lágrimas. (em vez de chorou muito).
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Por exemplo:O José é um palhaço! O intuito da mensagem dessa metáfora é demonstrar que José é uma pessoa engraçada, assim como um palhaço.
metonímia é uma figura de linguagem em que se utiliza um termo no lugar de outro. Uma das metonímias mais comuns é quando usamos a parte de uma coisa para fazer referência a ela de forma completa.
Por exemplo: Depois de me formar, quero ter meu próprio teto.
aliteração é uma figura de linguagem que se dá por meio da repetição de fonemas consonantais. Ou seja, é uma sequência de palavras que possuem relação semântica onomatopeica idêntica.Por exemplo:“A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/. Trata-se de um efeito sonoro, marca do escritor Castro Alves, que traz plasticidade ao texto, ou seja, a repetição do fonema compõe o efeito de sentido da obra. portanto a figura de linguagem que predomina no trecho desse poema é a aliteração. AQUI VÃO MAIS EXEMPLOS!:3