Respostas
Resposta:
As características do Parnasianismo estão relacionadas ao movimento literário parnasianismo, que surgiu na França, em meados do ano 1850. O parnasianismo também definido como uma escola literária e tem a frase “arte pela arte” como principal frase de definição.
A forte oposição ao romantismo e o uso da linguagem clássica, culta, rebuscada e refinada são algumas das principais características do Parnasianismo. As produções artísticas do parnasianismo também eram marcadas por um forte rigor estético.
As características do Parnasianismo são ligadas a valorização da cultura clássica. Os artistas ligados ao parnasianismo se destacaram por descrever de forma detalhada das cenas e dos objetos presentes nela.
O uso da objetividade, o uso de temas históricos, a busca da perfeição, a valorização da metrificação e a presença da impessoalidade também fazem parte das principais características do Parnasianismo.
Explicação:
Umas das principais características do parnasianismo se refere ao objetivismo, como já vimos. A definição do parnasianismo está ligada a ideia da “arte pela arte”. Esta frase foi popularizada por Théophile Gautier (1811-1872) e significa a produção da arte pela sua essência e a metalinguagem.
O parnasianismo é marcado pela influência direta de universalismo e do racionalismo. O movimento surgiu com o objetivo de combater o subjetivismo proposto pelas correntes literárias que o antecederam, a exemplo do romantismo.
A influência e tradição clássica, o culto a forma, baseada na impessoalidade e na impassibilidade, o uso de uma linguagem mais clássica, rebuscada, culta e refinada e o uso de temas históricos e temas ligados a mitologia grega, também são algumas das principais características do parnasianismo.
Entre outras características do parnasianismo de destaque estão: a rejeição ao lirismo, a preferência por sonetos, a valorização da metrificação, a construção de poesias mais complexas e lógicas.