Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica nas escolas brasileiras. A educação física dessa época era baseada em métodos ginásticos europeus, que buscavam o vigor físico essencial, o equilíbrio da vida humana, a preservação da pátria, a prontidão no obedecer, o asseio no vestuário e no corpo e a dignidade da espécie. Com relação à educação física no Brasil na época de Rui Barbosa, assinale a alternativa CORRETA:
A) Educação física, enquanto ginástica, foi oficializada no ensino público brasileiro pelo Decreto n.º 7.247/1879, com fins lúdicos e sociais.
B) A capoeira, desenvolvida pelos escravos negros em um contexto de luta, é exemplo de educação física inserida nas escolas públicas.
C) A educação física de viés higienista tem por referência um modelo idealizado de homem construído pelos princípios da ciência.
D) Método ginástico francês, criado especificamente para a escola, serviu de referência para que pedagogos e médicos estabelecessem os princípios básicos no ensino de educação física escolar no Brasil.
Respostas
Resposta:
A educação física de viés higienista tem por referência um modelo idealizado de homem construído pelos princípios da ciência.
Explicação:
corrigido pelo ava.
Sobre a educação física no Brasil na época de Rui Barbosa, é certo que tinha um viés higienista do homem construído pelos princípios da ciência. Alternativa C.
Rui Barbosa (1849-1923) foi fundamental na desconstrução da educação física com caráter eugenista, vigente no Brasil até sua atuação como deputado federal em meados de 1882, onde a prática visava em prioridade a promoção de uma espécie de limpeza da "raça", pois se entendia o brasileiro como miscigenado e alguns estudos caminhavam para estabelecer os possíveis prejuízos disso.
Já suas propostas de educação física higienista vigoraram até os anos 1930, onde se estabelecia que as práticas corporais seriam úteis para a promoção da saúde em âmbito de saneamento básico.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/4179252
Bons estudos!