Trinta por cento dos nucleotídeos no DNA de um gafanhoto são do tipo A. Quais são os percentuais para: (a) T, (b) G+C, (c) G, (d) C?
Respostas
Resposta:
(a) A quantidade de base nitrogenada de timina no DNA do gafanhoto será de 30%, similar a porcentagem de adenina.
Isso ocorre pois sabe-se que as bases nitrogenadas são complementares, ou sejam, elas formam pares na estrutura do DNA, e seguem a seguinte relação:
Adenina se pareia com timina, e vice-versa;
Citosina se pareia com guanina, e vice-versa.
Isso significa que a quantidade de adenina na molécula do DNA será a mesma que a quantidade de timina. Se no DNA do gafanhoto existe 30% de adenina, também haverá 30% de timina.
b) A soma entre a quantidade de guanina e citosina que existe no DNA do gafanhoto será igual a 40%.
Como a soma da quantidade de todas as quatro bases nitrogenadas precisa corresponder ao 100%, deve-se subtrair a quantidade de timina e adenina desse total. Conhecendo a quantidade de adenina e timina (30% + 30%), o valor fica da seguinte maneira:
100-(30+30) = 100 - 60 = 40100−(30+30)=100−60=40 %
c) A porcentagem de guanina será igual a 20%.
No item anterior, descobriu-se que a soma entre guanina e citosina é igual a 40%. Portanto, basta dividir por dois, já que elas são bases que se complementam e por isso tem valores iguais de quantidade:
\frac{40}{2} = 20240=20 %
d) Como foi falado no item anterior, como a guanina e a citosina possuem valores iguais, pode-se dizer que a citosina também possui uma porcentagem de 20% no DNA do gafanhoto.
Explicação:
espero ter ajudado