Leia o excerto a seguir:
“Em 1914, Henry Ford instituiu o dia de cinco dólares para seus trabalhadores. Na época, o salário competitivo vigente era de dois a três dólares por dia. Ford decidiu pagar esse salário acima do mercado porque achou que isso desestimularia as faltas ao trabalho, reduziria a rotatividade da mão de obra e melhoria o estado de espírito dos trabalhadores; a produtividade, como resultado, aumentaria. Os modelos de salário-eficiência modernos seguem a mesma premissa: a eficiência dos trabalhadores depende positivamente do salá- rio real que eles recebem”.
FROYEN, R. T. Macroeconomia: teoria e aplicações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 307.
Como as organizações têm como prioridade atuar no mercado com eficiência e eficácia, necessitam dos colaboradores motivados para desempenhar suas diferentes funções no ambiente organizacional diariamente. Assim, considerando a citação apresentada, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Em termos econômicos, a teoria de salário-eficiência aponta para uma redução de remuneração como uma medida de melhoria de produtividade.
II. ( ) Quanto menor é a taxa de desemprego na sociedade, maior é a dificuldade em encontrar substituto para certos colaboradores.
III. ( ) Com o desemprego elevado, as organizações podem optar em manter um salário elevado com o objetivo de manter os melhores colaboradores.
IV. ( ) Na negociação de remuneração salarial, a natureza do trabalho importa, pois, quanto maior sua qualificação, menor é o poder de negociação do colaborador.
Agora, assinale a alternativa correta.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
Respostas
Resposta:
Resposta Correta:
F, V, V, F.
Explicação:
"Comentário da resposta: Resposta correta. A alternativa está correta, pois a afirmativa I é falsa, isso porque a teoria de salário-eficiência indica que a organização opta por pagar maiores salários para manter trabalhadores mais produtivos. A afirmativa II é verdadeira, pois, com a redução do nível de desemprego, menores são as chances de encontrar trabalhadores mais qualificados. A afirmativa III é verdadeira, visto que, apesar do desemprego elevado, as organizações podem optar por manter um salário pago mais alto para manter os colaboradores mais produtivos. A afirmativa IV é falsa, porque, quanto maior a qualificação, maior é o poder de negociação, visto que é díficil achar um substituto fácil."(PROFESSOR 2021)