• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jake364
  • Perguntado 3 anos atrás

“No Brasil colonial existiram apenas quatro possibilidades de aprendizado musical: Com os jesuítas, nas Escolas de Ler, Escrever e Cantar, nas Casas da Companhia e nos Seminários (estes somente a partir de fins do séc. XVII)” (BINDER; CASTAGNA, 1996, p. 198-217​).



A influência do colonizador no Brasil nos primeiros séculos é realmente marcante e a produção artística que aqui foi feita refletiu isso, especialmente na música. Com base nesta informação analise as asserções a seguir :

I – A formação musical no Brasil colonial esteve atrelada ao universo religioso e tradições culturais que não eram do povo indígena.

POIS

II – A música portuguesa era aclamada mundialmente por sua beleza e, por isso, todos apreciavam essa música aqui na colônia.

A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
9

A formação musical no Brasil colonial esteve associada, principalmente, ao universo da musicalidade portuguesa, com total influência europeia, pelo fato de que todas as formas de cultura indígenas eram inferiorizadas e proibidas (Alternativa 3).

Ao verificar a historicidade da música no Brasil, nota-se que somente as músicas portuguesas e europeias eram mantidas nas tradições brasileiras.

Isso se devia ao impedimento que os indígenas tinham em manifestar sua cultura, através da música.


barbaraharmelin: Pag 157 do livro .
claudetepbi: Alternativa III
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