3 - Considere o trecho do texto de divulgação científica intitulado “Por que estudar o cérebro?”: (10)
Para disseminar informações relacionadas a estudos em neurociência, pesquisadores da área criaram o NeuroChannel, canal de vídeos no YouTube gerido pelo comitê organizador do 9º Congresso Mundial do Cérebro, que, em 2015, será realizado pela International Brain Research Organization (Ibro) no Rio de Janeiro.
Desde abril o canal publica vídeos curtos sobre temas da neurociência, com legendas em português e inglês, dirigidos a neurocientistas e ao público leigo em geral. Em um dos vídeos, Roberto Lent, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fala sobre o fascínio que o cérebro exerce sobre as pessoas e métodos utilizados para estudar o órgão.
Os vídeos também trazem pesquisadores estrangeiros. Uma das gravações aborda o vício em drogas, com Barry Everitt, professor da University of Cambridge, no Reino Unido, falando sobre a vulnerabilidade do cérebro humano a substâncias estimulantes e refletindo sobre os principais desafios nesse campo.
A iniciativa conta com o apoio da Ibro, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), do Centro de Estudos e Pesquisas Paulo Niemeyer e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2021.
Os fragmentos do texto “canal de vídeos no YouTube gerido pelo comitê organizador do 9º Congresso Mundial do Cérebro” e “A iniciativa conta com o apoio da Ibro, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), do Centro de Estudos e Pesquisas Paulo Niemeyer e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)” exemplificam, respectivamente, duas características do texto de divulgação científica, que são:
A
definição e descrição
B
exemplificação e comparação
C
definição e enumeração
D
exemplificação e enumeração
Respostas
Resposta:
Alternativa C.
Explicação:
O fragmento do texto “canal de vídeos no YouTube gerido pelo comitê organizador do 9º Congresso Mundial do Cérebro” define o Neurochannel. O segundo fragmento contém a enumeração dos apoiadores da iniciativa da criação do canal de vídeos, que são: a Ibro, a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), o Centro de Estudos e Pesquisas Paulo Niemeyer e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Alternativas incorretas:
A – Não há descrição – texto em que se representa o aspecto físico e/ou psicológico dos seres – nos referidos fragmentos.
B – Não há nos fragmentos nem exemplificação – reunião de elementos cujo propósito é elucidar algo – nem comparação, que é a busca de relações de semelhança ou disparidade entre seres.
D – Como se afirma em B, não há exemplificação entre os fragmentos.
Em relação ao texto de divulgação científica e às características dos fragmentos que exemplificam este gênero, a alternativa correta é a opção C - definição e enumeração.
Contextualizando as características dos fragmentos
Nos fragmentos apresentados há a definição dos assuntos abordados e uma breve enumeração de dois deles.
Ao contrário do que é sugerido nas alternativas A, B e D, não há definições, descrições e comparações científicas nos trechos, a respeito de seres ou fenômenos biológicos, por exemplo.
Saiba mais sobre o texto de divulgação científica em https://brainly.com.br/tarefa/49104640
#SPJ2