Catarina contou para seus pais e eles pensaram que eram ratos ou algum outro bicho...” Observando os verbos “contou”, “pensaram” e “eram” conclui-se que: *
todos são regulares.
todos são irregulares.
todos são da primeira conjugação.
há dois verbos regulares e um irregular.
há um verbo regular e dois irregulares.
rápido gente é pra agora
Respostas
Resposta:
há dois verbos regulares e um irregular.
Explicação:
O que são verbos regulares?
Os verbos regulares não apresentam alteração em seu radical no momento em que são conjugados. Além disso, mantêm a mesma desinência do verbo paradigma (modelo), isto é, terminado em -AR (paradigma da primeira conjugação), -ER (paradigma da segunda conjugação) ou -IR (paradigma da terceira conjugação).
Para ajudar no entendimento, vamos definir alguns conceitos.
Radical: é a parte principal da palavra, onde reside seu significado. Assim, CANT- é o radical do verbo CANTAR, por exemplo.
Desinência: é a parte final da palavra e, no caso dos verbos, indica número (singular ou plural), pessoa (primeira, segunda ou terceira), modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo) e tempo (pretérito, presente ou futuro).
Diferença entre verbos regulares e irregulares
Ao contrário dos verbos regulares, os verbos irregulares apresentam alteração em seu radical no momento em que são conjugados e/ou têm desinência diferente da apresentada pelo verbo paradigma, como podemos ver na conjugação do verbo DIZER, no pretérito perfeito do indicativo:
Eu disse.
Tu disseste.
Ele, ela disse.
Nós dissemos.
Vós dissestes.
Eles, elas disseram.
Nesse exemplo, o verbo da segunda conjugação (-ER) sofre modificação em seu radical DIZ- e apresenta duas desinências diferentes do verbo paradigma