4 - Considere o seguinte diálogo entre dois colegas de classe: Estudante 1: Puxa, preciso estudar para a prova de História, mas perdi meu livro. Você não pode me emprestar o seu? Estudante 2: Claro, cara! Fica frio. Meu livro tá meio estourado, mas dá pra quebrar o galho. Te trago ele O estudante 2 utiliza uma linguagem bastante informal, na qual se observam, inclusive, expressões de giria. Esse tipo de linguagem, sem preocupações com a correção gramatical e comumente empregada nas relações cotidianas entre dois ou mais falantes, denomina-se lingua coloquial. Procure reescrever a fala desse estudante passando-a da lingua coloquial para a lingua culta.
Respostas
Estudante 2: Claro, cara! Fica frio. Meu livro tá meio estourado, mas dá pra quebrar o galho. Te trago ele
Passando para a forma culta:
Estudante 2: Será um prazer, amigo! Pode ficar despreocupado. Meu livro está um pouco velho, mas ainda pode-lhe ser útil. Trarei ele para ti.
Será um prazer, amigo! Pode ficar despreocupado. Meu livro está um pouco velho, mas ainda pode-lhe ser útil. Levar-lo-ei para ti.
A norma padrão da língua portuguesa é a regra formal que representa o tipo de linguagem compreendido por todos os nativos.
A norma padrão da língua é utilizada em documentos oficiais do País, redações, provas de concurso público, textos escolares e em e-mails de trabalho.
Sua padronização não exclui as variantes da língua nem as falas cotidianas, pois variantes como: "tá", "tão", "tava" são muito utilizadas nos diálogos.
A língua portuguesa é vasta e possui uma variante enorme acerca da língua. Contudo, faz-se necessário haver uma forma de escrita e de fala padrão em toda a nação.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/49167122