- Como é próprio da linguagem poética, o poema Os Estatutos do Homem” faz uso de alguns recursos expressivos, como as sugestões de cor e sonoridade. a) Que cores se destacam no poema? O que elas podem representar? b) No artigo IX, há a aliteração (repetição de um mesmo fonema consonantal) do fonema /s/, em palavras como sinal, seu, suor, sobretudo, sempre e sabor. No artigo 1, também há aliteração? Se sim, de qual fonema. Exemplifique. No artigo VIII, o eu lirico estabelece uma comparação entre o amor e elementos da natureza. Com base nos artigos VIII, IX e Xl, a que equivale, no plano das relações humanas, a água que dá às plantas o milagre da flor? A que equivale a flor?
Respostas
Resposta: 2- a) Azul do céu, trage branco, dia em aberto para o verde!
b) A aliteração se dá através da repetição da letra V.
3- A flor significa a vida, o nascimento.
Explicação: a minha professora disse que está certo, obgda e espero ter ajudado vcs ❤️
2.a. As cores que ganham destaque dentro do poema "Os estatutos do homem" são o azul do céu, o branco do traje e o verde do dia a céu aberto.
2.b. A figura de linguagem conhecida como aliteração está presente no texto através da repetição fonética da letra "v".
3. Na comparação entre o amor e os elementos da natureza que o autor estabelece dentro de sua obra, podemos entender a flor como sendo uma metáfora para a vida, para o nascimento. O seu desabrochar indica o desabrochar da vida humana e sua chegada a esse mundo.
Saiba mais em:
brainly.com.br/tarefa/13866493