• Matéria: História
  • Autor: RuiLucatte
  • Perguntado 3 anos atrás

Seria o pluralismo cultural o grande problema para o processo de construção da nação-Estado na África? Segundo autores como Firmino (2006) e Munanga (1993), esse fator, tomado de forma isolada, não pode ser considerado preponderante.
Entre os demais fatores apontados por esses autores, podemos elencar como alternativa incorreta:


a )
O acesso diferenciado aos recursos nacionais, que desde a época imperialista, privilegiou determinados grupos e deixou de fora outros.


b )
O problema do desenvolvimento econômico relacionado às trocas desiguais: o preço muito baixo das matérias-primas agrícolas e minerais produzidos e vendidos pelas nações africanas em contraposição ao superfaturamento dos produtos e bens de consumo e equipamentos produzidos pelos países ditos desenvolvidos e mais industrializados.


c )
A dificuldade dos novos governantes em conceder amplos direitos culturais, políticos e econômicos de forma igual para as diversas etnias que compunham os novos Estados.


d )
A incapacidade nata dos povos africanos em se autogerir foi o principal motivo das guerras civis ocorridas no continente após o fim do domínio colonial europeu.


e )
O fato de o continente africano contar com uma imensidão de recursos naturais (como minérios e petróleo) os quais servem de moeda de disputa entre os interesses internos e externos sobre os territórios em que se encontram esses recursos.


RuiLucatte: resposta

Respostas

respondido por: DasWissen
2

Resposta: Letra D

Explicação: Não é a incapacidade nata de eles se autogerirem, mas o problema é que, por mais que eles tentem, os países dominantes sempre causam um distúrbio na estabilidade política desses países. Esses países, africanos, são muito ricos em recursos naturais e até hoje são disputados, o que traz instabilidade política e guerras civis.

Perguntas similares