Com base no texto, a partir da constituição de 1988, a saúde passa a ser direito de todos, dever do Estado, porém, em relação ao funcionamento, ressalta-se que o SUS não possui um caráter institucional. Trata-se de um complexo sistema, formado por centros de saúde, ambulatórios, laboratórios, hospitais da iniciativa privada e do poder público, bem como por outros órgãos da União, Estados e Municípios, tendo como gestor central o Ministério da Saúde, entretanto tomam parte também da sua gestão os estados, municípios e a comunidade. Temos como verdadeiras as afirmativas: 1 – Trata-se de um complexo sistema, formado por centros de saúde, ambulatórios, laboratórios, hospitais da iniciativa privada e do poder público, bem como por outros órgãos da União, Estados e Municípios, tendo como gestor central o Ministério da Saúde, entretanto tomam parte também da sua gestão os estados, municípios e a comunidade. 2 – Pode-se definir SUS como um conjunto de ações e serviços públicos de saúde, que fazem parte de uma rede regionalizada e hierarquizada, organizada a partir das diretrizes da descentralização, integralidade e participação da comunidade. 3 – Atualmente o SUS, é um dos programas que menos ajuda a saúde pública do mundo e o Brasil, através do SUS, ainda sim hoje com os poucos benefícios em relação ao SUS, temos conjunto de procedimentos ineficientes em hospitais pagos por um único financiador. 4 – Gestão do SUS é uma das melhores dentre os programas de saúde do governo, dentro do conceito administrativo, vão desde a forma de contratação de pessoal até planos de cargos e salários. Ressalta-se ainda, que é pouca corrupção, sem desperdício, e eficácia em sua gestão. 4 e 2 1 e 3 1 e 2 2 e 3
Respostas
Resposta:
Dentre os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, o direito à saúde figura entre os mais debatidos nos âmbitos acadêmico, doutrinário e judicial. Após a inserção desse direito na Constituição Federal de 1988, a sociedade brasileira tem se conscientizado que, efetivamente, é a destinatária final da proteção conferida pelo Estado. Com efeito, a Constituição Federal de 1988 constitui-se marco histórico da proteção constitucional à saúde, de modo que, antes da sua promulgação, os serviços e ações de saúde eram destinados apenas a determinados grupos, os que poderiam, de alguma forma, contribuir, ficando de fora as pessoas quem não possuíam condições financeiras para custear o seu tratamento de forma particular e os que não contribuíam para a Previdência Social. Não obstante a proteção constitucional ao direito à saúde, a ausência de especificação do objeto desse direito e de definição dos princípios constitucionais relacionados à saúde tem dificultado a concretização desse direito fundamental.
Explicação:
Criação do SUS
Vamos aprender mais sobre a origem do SUS?
O SUS, ou Sistema Único de Saúde, é um direito garantido ao povo pela Constituição Federal de 1988, no artigo 196 e Lei nº. 8.080/1990. Esse sistema atende mais de 190 milhões de pessoas anualmente, onde 80% desses pacientes atendidos dependem única e exclusivamente desse sistema.
O Brasil é o único país no mundo que possui esse sistema que atende a todas as pessoas que procurarem o sistema, de maneira gratuita. Esse sistema é financiado pelos impostos do cidadão e tem como fontes suplementares de financiamento a União, os Estados e os Municípios, ou seja, as afirmativas que melhor representam o que é o SUS são a 1 e a 2.
O SUS foi criado a partir da pressão de movimentos sociais que argumentavam que ter um sistema de saúde de qualidade é um direito de todos, independente de situação financeira ou status social. E foi pensando em proporcionar uma assistência de saúde de qualidade para todas as pessoas, que esse sistema foi criado. E esse sistema se encontra em constante modificação, construção, fortalecimento e evolução.
Espero ter ajudado!
Quer saber mais sobre o SUS? Acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/46992718