Sobre a definição de educação em suas modalidades ou tipos, Libâneo (2010) faz diferenciações interessantes. Ele aponta que a educação pode ser classificada em intencional e não intencional. A partir desses dois grandes “guarda-chuvas”, para ele, a educação informal e a educação paralela são aquelas não intencionais e a educação não formal e a formal são aquelas intencionais. Portanto, para ele, educação informal não é sinônimo de educação não formal.
O autor também aponta que
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o trecho que completa a frase:
Alternativas:
a)
o “não formal” é aquilo que se faz sem intencionalidade, porém, com baixa sistematização, implicando em relações pedagógicas mesmo que não formalizadas.
b)
o “não formal” é aquilo que se faz sem intencionalidade, porém, com altíssima sistematização, implicando em relações pedagógicas mesmo que não formalizadas.
c)
o “não formal” é aquilo que se faz com intencionalidade, porém, com baixa sistematização, implicando em relações pedagógicas mesmo que não formalizadas.
d)
o “não formal” é aquilo que se faz com intencionalidade, porém, com alta sistematização, implicando em relações pedagógicas mesmo que não formalizadas.
e)
o “não formal” é aquilo que se faz com ou sem intencionalidade, porém, com baixa sistematização, implicando em relações psicológicas mesmo que não formalizadas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Respostas
Resposta: Resposta: Adg1 - Práticas Educativas em Espaços Não Escolares
×Sua avaliação foi confirmada com sucesso
Informações Adicionais
• Período: 18/10/2021 00:00 à 27/11/2021 23:59
• Situação: Cadastrado
Avaliar Material
1)Um possível significado de educação, dado por Libâneo (2010), contribui para o entendimento da Pedagogia que acontece em espaços escolares e em espaços não escolares, e, também, em espaços informais ou extraescolares: .......
• a)processos sistematizados e não sistematizados, intencionais e não intencionais, acontecendo nas mais variadas situações, envolvendo os mais diferentes indivíduos. Alternativa assinalada
2)A concepção ampla de educação, de que acontece nas mais variadas situações que o ser humano vivência, não é algo que vem da atualidade, mas é na atualidade ou na história da educação recente que se discute mais a fundo as possibilidades de atuação da pedagogia na educação.
Se trata, portanto, de uma discussão que pode ser situada
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o trecho que completa a frase:
• d)na modernidade e pós-modernidade. Alternativa assinalada
3)Sobre a definição de educação em suas modalidades ou tipos, Libâneo (2010) faz diferenciações interessantes. Ele aponta que a educação pode ser classificada em intencional e não intencional. A partir desses dois grandes “guarda-chuvas”, para ele, a educação informal e a educação paralela são aquelas não intencionais e a educação não formal e a formal são aquelas intencionais. Portanto, para ele, educação informal não é sinônimo de educação não formal.......
• c)o “não formal” é aquilo que se faz com intencionalidade, porém, com baixa sistematização, implicando em relações pedagógicas mesmo que não formalizadas. Alternativa assinalada
4)Embora pensemos separadamente a educação formal e a educação não formal e esses contextos também aconteçam de forma independente, sabemos que eles são complementares, ou seja, o ser humano mobiliza todo o seu conhecimento e as suas aprendizagens acumuladas em todos os seus processos de aprender, em qualquer situação, seja ela na educação escolar, na não escolar e em sua rotina. Isso, em determinadas situações acontece de forma mais intencional e pensada, e em outras, de forma mais livre e informal.
Em nosso contexto atual, cada vez mais buscamos na educação formal e não formal desenvolver o ser humano para que seja capaz de ter boas .........
c)habilidades – competências – modificar – mobilizar. Alternativa assinalada
Explicação:• Respostas 1a 2d 3c 4c
A educação não-formal, de acordo com Libâneo, é determinada por um modelo de educação que não exige práticas sistematizadas e burocratizadas, mas que também está apontada para aspectos que busquem a qualificação do ensino (Alternativa C).
A educação não-formal tem sido cada vez mais disseminada e implementada no cenário educativo atual. A partir da mesma, o indivíduo, de acordo com suas intenções e interesses, é capaz de aprender de forma qualificada, possibilitando um melhor direcionamento, sem a necessidade de estruturas físicas de ensino.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24734076