1-Segundo o texto, quem é Deus na crença indígena?
Respostas
Resposta: Para os indígenas, antes dos jesuítas os catequisarem, Tupã representava um ato divino, era o sopro, a vida, e o homem a flauta em pé, que ganha a vida com o fluxo que por ele passa.
Explicação: Câmara Cascudo afirma que Tupã de adaptação da catequese. Na verdade o conceito Tupã já existia: não como divindade, mas como conotativo para o som do trovão (Tu-pá, Tu-pã, Tu-pana, golpe/baque estrondante), portanto, não passava de um efeito, cuja causa o índio desconhecia e, por isso mesmo, temia. Osvaldo Orico é da opinião de que os indígenas tinham noção da existência de uma força, de um Deus superior a todos. Assim ele diz: a despeito da singela ideia religiosa que os caracterizava, tina noção de Ente Supremo, cuja vós se fazia ouvir nas tempestades-- Tupã-cinunga ou o trovão, cujo reflexo luminoso era Tupãberaba, ou relâmpago. Os índios acreditavam ser o deus da criação, deus da luz. Sua morada seria o sol